10 Erros que Cometi ao Criar um Blog em WordPress

Erros que cometi ao criar um blog em WordPress, nesse artigo você vai saber o que aconteceu comigo para que não aconteça com você o mesmo.

Por volta do ano de 2009 a 2010, eu já vinha estudando muito sobre formas de criar um blog em WordPress, mas de uma maneira completamente errada não sabia muito bem como utilizar essa plataforma passei noites em claro de madrugada mexendo muito e errando bastante, por volta de 2011 eu resolvi criar o meu blog mas não foi da maneira correta errei feio.

Hoje eu já sei a maneira correta, de criar um blog de sucesso e coloca-lo no ar, sei as noções de planejamento baseado nos erros que cometi.

Nem tudo no começo é as mil maravilhas, quando estamos em processo de aprendizagem aprendendo algo novo é normal e natural errar, uma frase bem famosa diz: é errando que se aprende é nesse momento que temos que se adaptar com a situação. É nessa hora que paramos para analisar e ajustar o erro pra vencer em qualquer situação ou profissão.

Saiba que com blogs não é diferente. Existe diversos casos de blogueiros que chegaram ao topo do sucesso mas o ponto mais importante, são conhecer os seus erros e fracassos isso poucos vão revelar então é por isso que resolvi criar esse artigo e falar sobre 10 erros que cometi ao criar um blog em WordPress.

10 Erros que Cometi ao Criar um Blog em WordPress

10 Erros que Cometi ao Criar um Blog em WordPress

Vou passar para você a lista dos 10 erros que cometi ao criar um blog em WordPress, para que você não cometa os mesmos, e comece o seu projeto online na internet da maneira correta.

1- Falta de um Planejamento

A falta de um planejamento foi meu primeiro erro, se já tivesse feito o planejamento no começo não teria tantos problemas, isso é essencial em qualquer projeto até mesmo em nossa vida pessoal. Por isso sempre faça um planejamento antes de criar um blog.

Alguns pontos importantes num planejamento:

  • Definir o público alvo do seu blog pesquisar sobre o assunto que vai ser abordado
  • Analisar bem e selecionar os principais problemas desse púbico e focar em resolver os problemas
  • Quais redes sociais vai atuar
  • E como vai monetizar esse blog com Google Adsense ou com a venda de produtos digitais
  • Etc…

2- Não Contratei um Serviço de Domínio e Hospedagem de Qualidade

Cometi um erro gravíssimo, em contratar serviços de domínio e hospedagem barato, já ouviu alguém falar? que o barato sai caro, foi o que aconteceu comigo. Tinha contratado serviços de péssima qualidade e o resultado do meu blog foi um dos piores sempre ficava fora do ar, não conseguia receber os usuários. 

Pesquisei analisei e consegui encontrar, uma empresa de qualidade para contratar domínio e hospedagem que é a HostGator e não tive mais problemas com blog fora do ar.

3- Instalei o Blog Mas não Configurei Corretamente

Parece uma tarefa bem simples, instalar o blog e pronto já está tudo funcionando corretamente, mas não é bem assim errei nessa parte também pensava que era dessa forma.

Configurações necessárias que um blog precisa são:

  • Instalação de Plugins essenciais
  • Instalação de um bom Tema profissional e responsivo
  • Traduzir o blog para o português do Brasil
  • Configuração do Google Search Console, apontar o blog para o Google para que seja conhecido e encontrado pelos mecanismos de busca, quando algum usuário fizer uma pesquisa.

4- Não Criei um Blog de Nicho

Por falta de planejamento, criei o blog mas não tinha validado o nicho de mercado corretamente, devido a isso comecei a escrever algo que me interessava e não que interessava o meu público alvo, escrevia o que vinha em minha mente, acabei esquecendo que tem o próprio Google a onde as pessoas fazem pesquisas procurando soluções de determinados problemas.

Errei nessa parte era para está escrevendo sobre assuntos relacionados ao meu nicho de mercado na área correta de atuação do blog. Por isso sempre é bom planejar o nicho de mercado para depois não sair escrevendo qualquer coisa que esteja fora do seu público.

5- Não Criei a Pauta de Conteúdo

A pauta de conteúdo é muito importante, sei ter ela criada fica difícil produzir os conteúdos para o blog, é terrível ficar completamente perdido no meio do caminho aconteceu comigo, sem saber o que fazer. Os jornalistas e redatores utilizam a pauta para poder desenvolver a matéria do dia a dia isso também serve para os blogueiros.

Existe ferramentas online que ajuda a separar, uma lista de palavras chaves para criar a pauta de conteúdo como:

Essas ferramentas são pagas, mas possuí a versão gratuita da para utilizar alguns recursos, o planejador de palavras chaves do Google Adwords era grátis mas passou por mudanças só funciona somente efetuado um pagamento e criando um anuncio nele para ativa-lo. Mas existe uma forma de pesquisar palavras chaves pelo próprio Google Suggest por exemplo o blog é do nicho de “Emagrecer” veja como garimpar as palavras chaves:

A onde está escrito pesquisas relacionadas a emagrecer, tem um conjunto de palavras chaves pode listar as que são do interesse do assunto do blog, e coloca-las no Excel pode também clicar encima de algumas dessas palavras, que o próprio Google vai dar mais sugestões é só ir copiando e salvando o que lhe interessa e logo acima no campo de pesquisa vai aparecer o volume de buscas para saber quantas pesquisas mensais tem a palavra chave isso aparece para qualquer uma.

6- Não Definia os Títulos dos Artigos Corretamente

Eu pensava que era apenas pegar a palavra chave, e pronto já iria ter um título pronto, só que não é dessa forma por exemplo irei utilizar a palavra chave da pauta de conteúdo chamada “Como Emagrecer 5 quilos” no caso tem que usar criatividade para criar um bom título então vai ficar dessa forma “Como Emagrecer 5 Quilos em Uma Semana Naturalmente nunca cometa esse erro que cometi, de escrever o artigo somente com a palavra chave sem formar o título.

7- Não Planejei os Primeiros Artigos

Quando se tratar de planejar os primeiros, artigos ou seja eu teria que desenvolver algo que seja relacionado aos assuntos e temática do blog, errei feio nessa parte por não criar artigos que público estava procurando, não estava solucionando e entregando o que eles estavam pesquisando.

8- Não Procurei Aprender Técnicas de SEO e Otimização para Blog

É normal quando qualquer pessoa cria um blog, e não aplica as técnicas de SEO é natural não saber, eu também não sabia que existia e nem tinha dado importância foi um erro gravíssimo.

Mas depois que aprendi, comecei aplicar o no meu blog, e pude perceber que nenhum blog sobrevivi sem o SEO, tive que reformular os artigos para poder melhorar o posicionamento do blog e os artigos serem encontrados nos mecanismos de busca do Google pelos usuários que fazem pesquisas.

9- Não Utilizei o E-mail Marketing

Deixei passar despercebido, é fundamental que um blog tenha uma estrutura de e-mail marketing pronta, se o blog for propicio ao nicho de venda de produtos digitais ou serviços.

10- Não Utilizei as Redes Sociais

Ultimo erro que cometi, não dava a mínima importância para as redes sociais, utilizava somente para diversão passa tempo, para não cometer o mesmo erro, ao criar um blog em WordPress, as redes servem para dar uma impulsionada no projeto, todos os locais possíveis que der para inserir o blog insira veja a lista de redes sociais para promover o blog:

  • Fapage Facebook
  • Google Plus
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
  • Etc…

Depois de ter passado por todos esses erros, e para que você também não cometa o mesmo, e já comece no caminho certo eu desenvolvi um treinamento chamado WordPress ZERO, com parceria de um grande amigo nele você aprenderá, todo o passo a passo para iniciar um blog de sucesso trabalhando corretamente. O treinamento serve para quem deseja criar um blog, e também para quem já possuí CLIQUE AQUI.

→ Para Saber Mais Como Trabalhar Com Blog em WordPress Clique Aqui

VN:F [1.9.16_1159]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.16_1159]
Rating: 0 (from 0 votes)

Guia Definitivo 5 Passos Simples Para Montar o Seu Negócio Online

Elvis Azevedo

Elvis Azevedo tem 25 anos. Fundador do Blog Renda Fantástica é Empreendedor Digital apaixonado por Marketing Digital.

Website: http://rendafantastica.net

1 Comentário

  1. hahahahaha me vi em várias dessas situações, bati muito a cabeça também, ainda faltam conhecer muitas coisas e esses posts sempre ajudam. Vamos que vamos! Sucesso pra nós!

    VA:F [1.9.16_1159]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.16_1159]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge